top of page

Fred & Jack

Estreia dia 05 de setembro

no Teatro de Arena Eugênio Kusnet

​

Fred & Jack, peça de Alberto Santoz, é o novo trabalho da Cia NPC-ARTES que estreia na quarta-feira, dia 5 de setembro, às 20h30, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. No elenco estão Arnaldo D’Ávila e Jedsom Kárta, interpretando dois homens que sempre se encontram no mesmo local e conversam, de forma bem humorada, sobre a existência e o meio no qual estão inseridos.

Na peça os assuntos são desenvolvidos até o seu limite. No entanto, os atores não especificam propriamente o que está sendo comentado, deixando para o público uma infinidade de entendimentos possíveis. Assim, cada expectador terá uma experiência diferente com o espetáculo. A peça também brinca o tempo todo com o real e o imaginário. “Esta ambiguidade constante, proposta tanto no texto quanto na encenação, confunde personagens com intérpretes, o que deixa o exercício de interpretação extremamente prazeroso”, comenta o ator Arnaldo D’Ávila. 

A montagem da peça se desenvolveu por meio de pesquisa e tem inspirações no expressionismo alemão e no universo beckettiano. O autor Alberto Santoz cuidou de todos os detalhes da encenação e, além da direção, desenvolveu cenografia, figurino, trilha e iluminação.

Fred & Jack é encenada no estilo do teatro absurdo e com conteúdo filosófico. O texto faz parte de uma fase de Alberto Santoz que teve forte influência de Samuel Beckett. Santoz buscou abordar o humano em sua essência, traduzindo para o texto todas as inconformidades do ser humano contemporâneo e que vem se repetindo por vários séculos. Isso dá atemporalidade ao texto, outra preocupação do autor: não situar as personagens em nenhuma época, para não deixar sua obra datada. Esta é uma das principais características do autor.

A representação acontece pelo rigor em dizer o texto, como se fosse uma partitura musical, que se reflete no corpo dos atores por meio de movimentos coreografados. As personagens são patéticas e rabugentas, às vezes, mas sempre engraçadas.

O mundo contemporâneo está desencantado, em todos os sentidos, parece que cada vez mais o ser humano involui, são preconceitos, ideias retrógradas, falsas morais e intolerâncias das mais variadas. Apesar das personagens estarem em contexto não realista, elas discutem sobre a condição humana. Até que ponto somos capazes de aceitar o outro e conviver harmoniosamente com o diferente? É possível promover a paz através de nossas pequenas atitudes no convívio diário com aqueles que nos rodeiam? A polarização de ideias contrárias estimula a discussão e o aprendizado. Precisamos realmente uns dos outros para existirmos? O autor deixa o convite ao público para assistir Fred & Jack, refletir e tentar responder estas e outras perguntas. “Não tiramos nenhuma conclusão, temos apenas indagações, nessa peça que eu chamo de: um ato irreprimível.”, diz Alberto Santoz.

 

FICHA TÉCNICA:

Autor: Alberto Santoz

Elenco: Arnaldo D’Ávila e Jedsom Kárta

Direção, cenografia, figurino, trilha e iluminação: Alberto Santoz

Produção Executiva: Arnaldo D’Ávila

Operador de som e luz: Franz Granja

Fotos: Fernando Lee

 

SERVIÇO:

Fred & Jack

Quartas, quintas e sextas às 20h30 – 5 de setembro a 28 de setembro

Teatro de Arena Eugênio Kusnet - R. Dr. Teodoro Baima, 94. Consolação. T.3259-6409. Metrô República

Ingressos: R$ 20,00 – somente em dinheiro (meia entrada para todas as categorias previstas em lei e também para classe artística e professores)

 

SUGESTÃO DE ROTEIRO

Fred & Jack - Texto e direção: Alberto Santoz.  Comédia. Dois homens sempre se encontram no mesmo local e conversam, de forma bem humorada, sobre a existência e o meio no qual estão inseridos. A encenação da peça se desenvolveu através de pesquisa e tem inspirações no expressionismo alemão e no universo beckettiano.  Com Arnaldo D'Ávila e Jedsom Kárta. (60min) Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Quartas, quintas e sextas. 20h30. R$20. (somente em dinheiro) 12 anos. Estreia em 05/09 até 28/09.

Teatro de Arena Eugênio Kusnet - R. Dr. Teodoro Baima, 94. Consolação. T.3259-6409. Metrô República

​

bottom of page